DICAS GEOMÉTRICAS



O essencial na Geometria
Um aspeto a reter sobre esta disciplina é que a Geometria é a base de todo o Desenho Técnico: desde um projeto de arquitetura até um projeto de Engenharia, construção e modelação de objetos, tudo passa por uma representação numa folha de papel. E vai ser esse projeto no papel que me dará as indicações, as medidas e as instruções para a construção daquele projeto.
Se todo o objeto for desenhado com o mesmo tipo de linhas, o mesmo tipo de traçado e sem qualquer diferenciação no desenho das formas, o projeto deixa de ser legível. O que é visível deve ser identificável como tal e distinto do que é invisível. As linhas de construção das formas são apenas um meio para chegar à forma, pelo que não podem ter o mesmo tipo de representação da forma.
Uma
linha reta deve ser uma linha perfeitamente reta, uma circunferência
deve ser uma circunferência perfeita. Se uma linha for paralela a outra,
deve ser paralela em todo o comprimento. Se for perpendicular a outra,
tem que ser completamente perpendicular.
Se for dada uma medida de 3cm, por exemplo, não é 2.95cm nem 3.05cm: são 3cm!
Se for indicado um ângulo de 45º, esse ângulo é 45º: não são 44.5º nem 45.5º.
Estas questões de RIGOR e QUALIDADE DO TRAÇADO são extremamente importantes mas infelizmente muito negligenciadas. Fazem parte dos critérios de classificação dos exercícios de exame e por isso mesmo devem ser trabalhadas desde a primeira aula de Geometria Descritiva e não devem ser apenas uma preocupação deixada para a última hora antes do exame. Os bons hábitos começam desde muito cedo, poupam imensas preocupações e aliviam algum do stress do exame.
Sendo assim, não esquecer:
- linhas de chamada dos pontos devem ser desenhadas a traço muito leve:
o que existe é o ponto (a linha de chamada é uma linha de orientação,
perpendicular ao eixo x, que serve para marcar as coordenadas do ponto);
linhas auxiliares e construção de figuras planas também caem nesta
categoria de traço muito leve;
- eixo x, eixo yz (quando necessário), retas, planos são elementos que existem, reais, pelo que a sua representação deve ser feita a traço médio;
- figuras planas, sólidos devem ter uma representação a traço médio/forte;
- a solução do exercício, ou seja o elemento que é pedido pelo exercício, deve ficar desenhado a traço forte;
- quando desenho perpendiculares ou paralelas, devo alinhar todo o aristo com a linha respetiva (não posso alinhar o aristo em apenas 3 ou 4cm, tenho que olhar para toda a extensão do aristo)
-
as medidas desenhadas devem corresponder às medidas dadas pelo
enunciado, sejam de ângulos ou coordenadas (como mencionei acima, se a
abcissa é 3cm, não é 2.95cm nem 3.05cm, são 3cm certos); se
neglicenciarmos este aspeto desde o início do exercício, chegamos ao
resultado final e vemos que "está tudo torto": é o efeito "bola de
neve";
-
os nomes dos elementos devem estar escritos na horizontal, em local o
mais próximo possível do mesmo e onde não haja confusão com outros nomes
ou sobre o elemento a que se refere.
Se
trabalharmos estas questões desde a primeira aula menos trabalho
teremos próximo do exame. Perdem-se muitos pontos no exame por causa do
rigor e da qualidade do traçado, a meu ver desnecessariamente. Tudo se
treina, até a maneira como desenhamos.